O seu quadril está encaixado??????




Quando nos referimos ao quadril, estamos falando mais especificamente do assoalho pélvico. O assoalho pélvico é um grupo de músculos do corpo que sustente sua bexiga, instestinos e útero. Localizado entre suas  pernas, os músculos do assoalho pélvico têm um formato em arco e vão desde seu osso púbico na parte frontal até a base da coluna nas costas.
O encaixe do quadril é uma postura prévia, adotada em diversas modalidades de dança. desde o ballet, jazz, dança do ventre e outras, e também no Yoga para prevenir seu corpo de qualquer lesão, que por ventura, possa ocorrer, além de lhe dar a garantia de uma base sólida e consistente para você poder ousar em seus movimentos.
  
  O encaixe do quadril consiste em posicioná-lo corretamente, com uma leve contração pélvica para frente e para cima, na direção linear dos ombros, coluna, pescoço e pernas, de forma que sua coluna fique alongada e seus joelhos levemente flexionados, conferindo a você maior mobilidade e segurança em seus movimentos.

   Esta singela preparação auxilia a bailarina a adotar um conjunto de atitudes que preservarão a natureza anatômica do corpo feminino, aliviando lombalgias, dores cervicais e dores na cintura escapular. Ajuda a prevenir também a formação daquelas curvaturas nos pés.
A semi-flexão dos joelhos é primordial para alcançar o movimento correto, o posicionamento adequado dos quadris depende dessa estrutura.


 "A professora Málika, estudiosa de Anatomia e Cinesiologia e precursora na associação do Método Feldenkrais na prática da Dança do Ventre, diz que, estando os joelhos bem posicionados e relaxados, os quadris automaticamente se acomodarão, tanto aqueles quadris que possuem desvio posterior (bumbum empinado), quanto àqueles que possuem o “superlativo do encaixe” dessa articulação junto à face anterior do corpo (pelve voltada exageradamente para dentro)."


O ENCAIXE E DESENCAIXE DE QUADRIL NA DANÇA DO VENTRE


Você sabia, que o encaixe e desencaixe são movimentos essenciais para a execução de movimentos na dança do ventre? Aqui em baixo Fabiana Mahasin dá a dica.

ENCAIXADO: quando a cabeça do fêmur está encaixada na pelve;
DESENCAIXADO: quando a cabeça do fêmur não está encaixada na pelve.

   O movimento consiste em fazer essa pequena rotação apontando o quadril para frente e para trás. É importante que não haja nenhum movimento dos joelhos nesse momento para que não haja alteração com a altura do quadril também, pois se o quadril oscilar para cima e para baixo poderá modificar o movimento, ou ainda prejudicar a saúde da bailarina se não for executado corretamente.

   -Outro ponto importante é não contrair os musculos do glúteo nesse movimento, muitas pessoas associam o encaixe do quadril com a contração muscular do gluteo, mas isso é errado nesse movimento, pois a contração vai travar o movimento ao invés de deixá-lo solto. É importante que o encaixe e desencaixe fique bem soltinho para que possamos trabalhar velocidade lenta, média e rápida.

  - Treine de frente e tranferindo o peso para as laterais e nas duas pernas enquanto executa o encaixe e desencaixe. Trabalhe velocidades e poses enquanto faz o movimento. Tudo é valido para o treino. Faça também deslocamentos para frente, para trás e para as laterais.

BRAÇOS

Os braços pode ser utilizados como molduras enquanto executa o encaixe e desencaixe. Se fizer movimento rápido ou no mesmo tempo do movimento do quadril, pode ser que sua dança fique poluída. Por tanto veja bem o que pode fazer com os braços para deixar a sua dança sempre mais limpa e leve.
POR:  Fabiana Mahasin



   
          OUTRA FORMA DE EXERCITAR O ENCAIXE E DESENCAIXE DO QUADRIL.


ESTE EXERCICIO AJUDA A FORTALECER A CONTRAÇAO ABDOMINAL É COM UM ENCAIXE DESENCAIXE SO QUE NÃO DE PÉ...ALEM DE AJUDAR MUITO NA CONCIENCIA CORPORAL DESSA REGIÃO É UM OTIMO EXERCICIO TERAPEUTICO PARA A LOMBAR!!


1. Ap óie-se sobre as mãos e os pés, com as mãos afastadas na largura dos ombros e os
joelhos na largura dos quadris.
2. Endureça seus músculos abdominais, endureça as nádegas e encaixe o quadril de modo
a ficar corcunda (1).
3. Deixe então que suas costas se movam devagar para baixo até que elas fiquem
côncavas (2).
4. Agora, mova-se para cima até encontrar sua posição neutra e mantenha por 5
segundos (3).
6. Repita 10 vezes, 1 ou 2 vezes ao dia.



Aqui dicas de videos onde bailarinas mostram a importância do encaixe e desencaixe de quadril para movimentos e a correta execução.




                                         
Postado por- Tuane Rodrigues
Ediçao e Artes- Fan Page DV
Colaboração: Bailarina Fabiana Mahasin
Fontes: Clinica Deckers
             Geometria Corporal Expressiva

        

9 comentários:

  1. Muito bom o post, no início meu quadril desencaixava no meio do movimento, mas corrigi isso, a professora sempre falava, encaixemo quadril, mas não explicava nem demonstrava, acho difícil para quem não tem nenhuma noção saber o que é encaixar o quadril. Post muito esclarecedor, adorei.

    ResponderExcluir
  2. Adorei....vou postar no meu blog
    fisioterapiaintima.blogspot.com

    Abraços, Marluce.





    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Nossa super interessante, posso dizer que completo. Saber mais é sempre bom!

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post! Bastante esclarecedor!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Olá, ótima postagem;
    Eu gostaria de saber como posso conhecer os nomes de musicas que tocam no blog.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Olhem meninas essa matéria para soltura encaixe e desencaixe de quadril!!!

    ResponderExcluir